ECN- 2018

Créditos: Larry

          No último domingo do mês de agosto, dia dedicado ao leigo, o Movimento de casais Jovens – MCJ – realiza seu encontro anual chamado ECN – Encontro de Casais de Núcleos.

          Este é um dia que, todos os núcleos (paróquias que tem o MCJ – atualmente somos 38 núcleos) se reúnem para a grande “festa” da família, um dia de oração e reflexão sobre a família cristã.

          A cada ano é escolhido um novo núcleo para ser a sede do ECN. Em 2018, o núcleo São Vicente de Paulo foi o escolhido para sediar este encontro.

          E a família: continua a ser uma boa notícia para o mundo de hoje?  Foi neste contexto, nesta reflexão provocada pelo Papa Francisco que baseamos o ECN e escolhemos refletir junto com as famílias do mundo inteiro o mesmo tema do encontro Mundial das Famílias: “Evangelho da família, Alegria para o mundo”

     Acreditamos na família.  Acreditamos que a família fundamentada no Evangelho de Jesus Cristo é sim uma alegria para o mundo e assim, preparamos um dia de acolhida, animação, oração e reflexão.

          O primeiro desafio foi logo sanado: alguém que tivesse a vivência de família para falar da alegria e o desafio de construir uma família na luz do Evangelho. E assim, o casal de missionários de São Paulo, Tiba e Déia foi convidado, uma vez que em 2016 já haviam motivado o MCJ a ser família no céu aqui na terra. Assim como, o Padre Eduardo Delazeri, com sua sabedoria de pastor para falar do desafio da alegria de ser família nos tempos de hoje.

        Tão logo divulgado para os outros núcleos, as 500 vagas disponibilizadas foram rapidamente absorvidas.

          Enquanto que para todos os núcleos do MCJ, este seria um dia de reflexão, para o MCJ da São Vicente de Paulo era, acima de tudo, um desafio: acolher, e não simplesmente receber, cerca de 500 famílias com alegria.

         Foram meses de preparação. Cerca de 150 casais divididos em equipes, trabalharam com o lema: oração e fé, organização e trabalho a fim de dar conta de tamanha responsabilidade.  Utilizamos todos os espaços da Paróquia e da Escola São Francisco. O centro cultural, em todos os seus andares, foi transformado num centro de evangelização de crianças. Separados por grupos de faixas etárias, os filhos dos casais encontristas foram cuidados, alimentados e evangelizados durante todo o dia. O salão paroquial transformou-se num grande refeitório, onde foram preparados e servidos café da manhã, almoço e lanche da tarde para aproximadamente 1300 pessoas. O pátio da São Vicente e da Escola São Francisco foi nossa recepção com animação de banda gaudéria, loja, ambulância. No ginásio da escola São Francisco o local do encontro, cerca de mil lugares foram preparados para o acolhimento, animação e espiritualidade dos casais. E ainda tivemos a cobertura de todo o evento pela Rádio Aliança e transmissão ao vivo da Santa Missa. Para finalizar o encontro, uma grande procissão foi conduzida a Igreja com a oração do terço e assim finalizar com celebração da Missa por Dom Donizete, que esteve conosco durante todo este dia.

         E Deus agiu. Foi um dia de muitas graças.” Do nascer ao pôr do sol” Deus nos abençoou, com um dia lindo, de sol sem chuva, com a alegria do encontro, com o carinho do servir, com disposição, com união e paz.

          Muito foi aprendido com o Tiba e a Déia, porém, para o núcleo São Vicente de Paulo, a maior experiência vem da união, da integração de diferentes casais, de diferentes grupos que estreitaram ou criaram novas amizades, novos vínculos, novos aprendizados.

          E foi com amor que sentimos as bênçãos de Deus derramadas no MCJ pois sim, acreditamos na família.

          Ficou em nós um imenso sentimento de gratidão:

  • a Deus, pela oportunidade e pelas Bênçãos derramadas;
  • ao padre José Heinzmann pelo apoio, pela parceria, pela orientação e pela oração;
  • a comunidade São Vicente de Paulo pelo apoio, pelas orações e pela compreensão em liberar seus espaços para a realização deste grande evento;
  • a escola São Francisco, pela disponibilidade dos espaços;
  • a prefeitura municipal, na presença das secretarias de trânsito e transporte, segurança e saúde;
  • aos casais do conselho pela força, pela fé, pela condução, pelo trabalho, pela organização, pela disponibilidade;
  • a todos os casais do MCJ nossa gratidão pelo servir, pela união, pelo sorriso, pelo cansaço, pelo sim, pela disposição e disponibilidade, pela acolhida, pela doação...

            Obrigada!

             Paz e Bem!!!

           Taton e Valeria (Amanda, Alice e Andressa) 

                                    Coordenação MCJ/ ECN 2018       

 

Autor: Taton e Valeria (Núcleo São Vicente de Paula- Cachoeirinha)



← Voltar